Guia Completo de Limpeza de Flores Artificiais: Escolha seu método!

  • Home
  • Blog
  • Guia Completo de Limpeza de Flores Artificiais: Escolha seu método!

Plantas e flores artificiais são excelentes soluções para quem não dispõe de tempo livre para se dedicar ao cuidado das naturais. E apesar de terem muitas vantagens, também são propensas aos seus próprios problemas, como acumular pó e sujeira.

Certas áreas dentro de uma casa têm a tendência de ficarem mais empoeiradas e atraírem mais fuligem e limo, como prateleiras, estantes e as áreas próximas da cozinha e lavabo. Por conta disso, se planejar decorar ambientes com folhagens e flores permanentes, tenha em mente que é necessário ter os conhecimentos básicos de como higienizá-las para manter elas sempre vistosas e bem preservadas!

Sim, apesar de não precisarem de regas, fertilização e nem de podas, plantas permanentes ainda assim precisam de cuidados para continuarem com a aparência natural, afinal não dá para disfarçar que sejam artificiais se ficarem completamente encardidas.

Existem basicamente 2 formas de realizar esse cuidado, de maneira eficiente e por conta própria. Dentro desses métodos, há diferentes técnicas: basta escolher a que melhor se adequa à sua rotina e/ou ao estado de suas plantas e flores decorativas.

Método seco:

Basicamente consiste na remoção de sujidade por meio fricção, fazendo uso de espanadores, pincéis ou lenços secos; ou por meio de jatos de ar usando ar comprimido ou secador de cabelo na temperatura fria; ou ainda por meio de aspiração com aspirador de pó portátil. Recomendado para itens com tingimento ou pintura que possam desbotar ou manchar, se forem molhados. Não é o método mais adequado para pessoas alérgicas a ácaros e poeira.

Método úmido / molhado:

Realizada tanto com panos úmidos, sprays, bem como pela completa imersão do item em água combinada com produtos de limpeza suaves e não abrasivos/ corrosivos. Ideal para itens com sujeira mais persistente, porém é preciso observar as orientações dos fabricantes de cada produto.

Além da limpeza em si, vale ressaltar que muitos modelos de plantas e flores artificiais não toleram bem tempo de exposição prolongada ao sol pois correm o risco de se deformarem, descascarem ou desbotarem, dependendo do material que são compostas. Para esse caso, prefira modelos que possuam proteção contra raios UV (ultra violeta).

Como limpar plantas artificiais?

Depois de avaliar qual método é o mais adequado para o item que deseja limpar, é hora de separar os materiais e dependendo, desmontar o arranjo permanente: lembre-se de anotar e guardar os encaixes e partes menores para que na hora de remontá-lo, nada fique faltando ou fique fora do lugar, denunciando que a peça é um arranjo artificial.

No método seco podem ser utilizados pincéis macios de maquiagem, panos de microfibra, espanadores, latas de ar comprimido ou até mesmo um pequeno aspirador de pó. Basta ir removendo o pó da superfície, folha a folha, ou dando atenção às partes mais empoeiradas.

Como limpar flores artificiais de tecido?

Para flores de tecido e seda há também a técnica de se utilizar sal, tanto refinado como grosso, fubá/farinha de milho, ou grãos de arroz cru dentro de um saco com fecho hermético ou mesmo uma fronha de tecido: separe as flores das hastes de seu arranjo ou buquê, adicione ½ xícara de sal, farinha de milho ou arroz dentro do saquinho, feche-o bem e agite com delicadeza. Os grânulos desses materiais irão fazer uma esfoliação suave da superfície das pétalas das flores artificiais, removendo partículas de sujeira. Em um ambiente externo, retire as flores do saquinho e com um pincel remova o excesso de sal, fubá ou arroz que tenha ficado nas pétalas. Por fim, basta remontá-las em suas hastes originais.

Como lavar flores artificiais?

Antes de lavar, verifique se o produto pode ser submerso em água: algumas flores possuem além de pinturas e tingimentos que podem manchar, hastes metálicas que podem oxidar após o contato com líquidos. Lembre-se que a secagem obrigatoriamente deve ser feita à sombra!

Considere também realizar uma limpeza úmida antes de lavá-las de fato:

Passe um pano de microfibra umedecido com água, principalmente nas folhas. Repita o processo se necessário.
Para as flores, pode-se borrifar uma mistura de 2 partes de água com 1 de vinagre branco destilado, e secá-las com uma pano macio que não solte fibras. Além de remover mofo, a mistura de vinagre ajuda a reduzir aromas desagradáveis como o de fumaça de cigarro. Pode-se também usar uma mistura de 2 partes de água com algumas gotas de amaciante de roupas, para desamassar as pétalas e garantir um aroma agradável ao arranjo.
Outra alternativa também é borrifar ou limpar as flores com bolas de algodão umedecidas com álcool 70º para desinfetá-las: esse é um procedimento útil para decoração de bolos de festa, uma vez que evita a contaminação do alimento.

Para a lavagem em si: Caso a flor e/ou arranjo estejam fixados em um vaso, isole-o envolvendo em um saco plástico. Proteja também com filme de plástico, detalhes que não possam ser molhados.
Prepare em um balde ou tanque, uma mistura de água com 1 a 3 colheres de sopa de detergente líquido neutro e incolor. Mergulhe somente as flores e folhas nessa mistura e agite elas com delicadeza. Evite esfregar elas para que não percam seu formato ou soltem tinta. Enxague em água corrente e deixe secar em um local arejado e com sombra.

Esperamos que com essas dicas agora saibam como limpar flores artificiais com segurança e sem dúvidas! Se quiserem mais informações, não se esqueçam de visitar nossas Redes Sociais! Até a próxima!

02/03/2022

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!

Kazza Fiori usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.