Conheça os Principais Tipos e Materiais de Flores, Plantas e Alimentos Permanentes!
Saiba diferenciar e faça a escolha certa!
Ainda é do imaginário popular pensar que Flores, Plantas e Alimentos Artificiais sejam somente de plástico puro, principalmente os de baixa qualidade.
Com a tecnologia evoluindo, a gama de materiais usados em flores artificiais se ampliou, acompanhando a demanda do Mercado por itens com maior qualidade e realismo.
Se você ainda não conhece os tipos de produtos utilizados na fabricação de Flores, Alimentos e Plantas Permanentes, vamos detalhar eles aqui:
TOQUE REAL
Muito populares, porém não muito acessíveis ainda ao Mercado Brasileiro, as Flores Artificiais com Toque Real são flores artificiais feitas de polímeros derivados do petróleo e/ou então tratadas com uma cobertura líquida desses polímeros (látex sintético, silicone e outros).
Podem ser divididas em 3 categorias:
- Flores Toque Real feitas de seda cobertas com látex: Pétalas de tecido são cortadas individualmente e montadas em botões e inflorescências, manualmente, e por fim tratadas com uma camada de látex sintético. Peônias e rosas com Toque Real costumam ser desse tipo.
- Flores Toque Real feitas de poliuretano: feitas em moldes de prensa; o PU (poliuretano) recebe um tingimento nessas prensas e depois passa por um forno industrial para ser curado.
- Flores Toque Real de silicone: flores de silicone toque real são feitas da mesma forma que as de poliuretano, porém seu material é mais durável e tem um acabamento mais delicado.
SEDA / CETIM POLIÉSTER
Flor de seda genuína existia mais nos primórdios da fabricação de Flores Artificiais. Por ser um material natural, originado do bicho da seda, a produção industrial de larga escala acabou por adotar materiais sintéticos que pudessem substituir a seda natural, como o cetim. Flores de Cetim conseguem ser moldadas e prensadas, para ficarem com texturas e nervuras imitando as plantas naturais e possuem uma grande gama de qualidade. São as mais comuns atualmente no mercado. Evite as que desfiem muito nas pontas.
VELUDO
Classicamente usado para a fabricação de rosas, tem sido também usado na composição de plantas de veludo artísticas, feitas e costuradas à mão: Vide as plantas do BBB22!
ESPUMA DE POLIESTIRENO
Mais comumente utilizado nos Alimentos Artificiais, principalmente para dar forma à frutas, legumes e mesmo Suculentas, que depois podem ser revestidos por uma camada de plástico ou mesmo diretamente pintados para depois serem envernizados.
A famosa folha de EVA é deste material, que é basicamente um termoplástico: Folhagens Artificiais de poliestireno costumam ser dessa espuma moldada com calor, assim como rosinhas para lembrancinhas, de artesanato feito à mão.
Por ter essa sensibilidade ao calor, não se recomenda a exposição prolongada ao sol.
PLÁSTICO / PLÁSTICO E TECIDO
Dentre os tipos de flores artificiais, as de plástico são as que principalmente são associadas de forma pejorativa, em relação à qualidade das mesmas.
Hoje em dia este material é empregado com mais frequência em caules, galhos e folhagens, e assim como as flores em geral, passaram por uma evolução tecnológica, podendo inclusive receber tratamento para serem resistentes à ação de raios ultravioleta tornando-as ideais para decoração em ambientes externos e ensolarados.
Agora que conhece do que são feitas as suas peças permanentes, aventure-se a observar e adquirir modelos com melhor qualidade e que melhor satisfaçam seu senso estético!
Para mais dicas e novidades, não se esqueça de visitar nossas Redes Sociais!